17 agosto 2010

ThyssenKrupp

                Hoje a gente fez uma visita à fábrica da ThyssenKrupp. Quem conhece essa empresa provavelmente vai soltar um “Woooow”, mas deixe eu explicar pra quem não conhece. Eu nunca fui à Usiminas no Brasil, e não conheço a dimensão dela no mundo, mas a ThyssenKrupp tem parques industriais em todos os continentes, inclusive no Brasil. Acho que a Usiminas só tem em Ipatinga. A relação entre as duas que eu tenho certeza é que ambas são do mesmo ramo. De qualquer forma, o parque industrial é enorme, 9,4km² de produção de aço. (53% do ferro que eles importam vêm do Brasil!)
                Vi desde as grandes fundições de ferro até o aço sendo modelado no formato para a venda. Eles não nos deixaram tirar fotos, mas era tudo muito impressionante, pode-se imaginar.
Disseram que 80% da planta foi destruída durante a segunda guerra mundial, ou seja: tudo o que vimos hoje tem menos de 65 anos. É bem impressionante, quando se pensa no tamanho da coisa no tempo relativamente pequeno que se teve pra construir tudo. Cada prédio é cheio de máquinas e outras coisas que foram minuciosamente projetadas, milimetricamente, especificamente para aquele recinto. E ainda foram construídas, o que não é tão rápido. Enfim, é tudo muito impressionante.
Tudo na RTWH é voltado para automobilismo e combustão, mas bastou essa visita pra me lembrar como eu gosto muito mais dessa parte da mecânica.
É, manquei o dia inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário