06 agosto 2010

05.08

Acordar, ir pra aula, almoçar, tudo muito normal, do jeito que não tava rolando em Brasília. Essa rotina até faz falta!
Aí depois do almoço fui à estação de trem, comprar a passagem pra Londres pra depois do curso. Rapaz, cada vez mais eu me impressiono com a organização das coisas daqui. Até consegui me virar com o meu alemão! Voltei pro Hostel, arrumei minhas coisas – tava tudo bem bagunçado – e voltei pra aula.
Consegui pegar o ônibus errado, descer, pegar o ônibus na direção contrária, para na mesma estação e aí sim pegar o ônibus correto. Cheguei à aula de alemão um pouco atrasado e a aula foi muito boa, a professora é muito legal!
Resolvi ficar na universidade até mais tarde, pra aproveitar a internet grátis, e acabei vendo todo mundo lá em casa, menos a minha mãe, que tava cozinhando. “/ E como aquele Samuelzinho é a coisa mais gostosa desse mundo! To com saudades... “/
Apareceu a colombiana do nosso curso, usou um pouco a internet lá também, e fomos voltar para o Hostel juntos, e isso já era por volta das 6 e meia. No meio do caminho cruzamos com o Karl, e ele nos lembrou uma coisa boa, de que tínhamos que comer por conta própria! Fomos ao Pizza Hut, que sempre é uma delícia, passamos no “Aldi”, a loja mega baratona, comprei 1,5L de água por incríveis 19cents e um chocolate que parece KinderOvo por 1 euro e finalmente voltamos para o Hostel.
Era hora de lavar a roupa, e tudo saiu muito certinho! Bem fácil, na realidade. A roupa saiu quentinha, sequinha e limpinha! Fiquei no quarto do Bruno conversando enquanto a roupa lavava e tudo saiu muito de boa! To conseguindo me virar bem fácil aqui! =) 

05 agosto 2010

04.08

Esse post vai ter várias fotos. Vou tirar o atraso.
E isso aqui tá começando a parecer um diário. Então...

Querido diário,
Hoje eu acordei e tomei café-da-manhã. Estava com muito sono, por isso estava meio mal-humorado, mas melhorou durante o dia... Tá, é sacanagem, não vou fazer isso. =)
Mas tem algumas coisas legais que eu posso contar... Tive aula de Thermodynamics! O nome do horário é de Cycling Processes, mas já tive alguma coisa bem parecida na UnB e se chamava Termodinâmica, então pra mim foi aula de Thermodynamics. O professor estava falando de um ciclo, o Stirling, e levou uma miniatura de motor, que funciona de verdade! É só acender a vela que ele funciona, ó:
Motor com ciclo de Stirling
Motor com ciclo de Stirling

E foi uma aula muito boa, mesmo que as aulas que eu tive no Brasil tenham sido muito boas também. Amanhã tem aula de exercícios e depois simulado, mas acho que vai ser mais tranqüilo que ontem.
Ó o Bruno aí

E depois do almoço tivemos uma “excursão”, fomos a uma padaria - entenda como excursão como todos indo juntos (a pé) para um mesmo lugar. Sinceramente a visita nem foi tão legal, eu não sou tão chegado à esses programas gastronômicos, mas tá aí umas fotos do lugar. O que eles fazem é bem interessante, não é muito gostoso, mas interessante. O cara falou e alemão todo o tempo, e não deu pra eu entender tudo, mas é uma comida específica de Aachen, e se não for feita aqui não pode ter o mesmo nome. Disse que tem mais de 100 padeiros que fazem esse mesmo prato aqui, e eles têm uma convenção anual.
Não sei o nome de todo mundo, mas na minha esquerda é o Waleed, e a minha direita o Bruno e o Karl

A visita foi bem rápida, então depois tivemos três horas livre. Passamos por uma rua, a “red street”, que dizem que é uma miniatura de Amsterdã. Só uma rua com vitrines dos dois lados, de mulheres usando biquínis e se oferecendo. É bem deprimente, na verdade. Aí depois fomos à loja do time de futebol de Aachen, se chama “Alemannia”. Achei muito legal, há propaganda do time pela cidade toda:

e usei o presente que meu irmão e minha cunhada me deram pra comprar uma camisa do time. Não é a camisa do time mesmo, que eles usam nos jogos, porque ela é da Nike e custa o dobro da que eu comprei, é uma de manga comprida com o nome do time e da cidade na frente, muito bonita. Não tenho nenhuma foto dela ainda, então depois eu mostro.
                Os que estavam comigo queriam voltar pro Hostel pra dormir, e eu queria tirar fotos da cidade, então tomamos direções diferentes. Claro que não da pra colocar todas as fotos que eu tirei aqui, porque não é esse o objetivo do blog, então quando eu voltar eu mostro as fotos todas. Mas aqui vai um resumo dos lugares mais importantes.
                
                Voltei pro Hostel também, tomei banho e não tinha ninguém além de mim no quarto. Foi bem ruim, já to acostumado com a presença de alguém aqui sempre, então fui tentar lavar a roupa. Descobri como tudo funciona, então amanhã elas estarão limpinhas de novo! =)
                Depois tivemos o jantar. E foi maravilhoso. É um prato típico alemão, que eu não sei o nome, mas é tipo uma massa de pizza com bacon, ou salmão, essas coisas. E estava delicioso! Tinha um totó lá também, e é sempre bom ganhar. Ainda mais internacionalmente, hehehe...
Ketan, Waleed, Bruno, eu e Adinda
                
                Lá eu entrei na internet e o microfone tava funcionando, então eu conversei com meu pai por um teeeempão, e com minha mãe também! Foi ótimo. Quando a Fernandinha entrou eu tive que sair, então conversei com ela do Hostel.
                Então, diário, meu dia foi esse. Agora tenho que dormir, porque estou cansado e amanhã tenho aulas, então tenho que acordar cedo. Boa noite!

04 agosto 2010

Cansativo!

                Então, me enganei. Eu comprei um guarda-chuva.
                E também eu acordei atrasado. Tava com tanto sono que nem escutei a galera pelo quarto, só fiquei prorrogando a soneca do celular que me atrasei DOIS minutos, o suficiente pra perder o ônibus que chega com folga na universidade.
Mas de qualquer forma eu cheguei lá, e antes da aula conversar, mas é uma pena que o fuso-horário seja de cinco horas pra frente, e não pra trás. Seria tão bom chegar à universidade mais cedo e usar a internet de graça e estar na hora que todos vocês estão conectados...
Bem, acontecerem alguns fatos que parecem engraçados, mas que não foram realmente. Ontem tivemos quatro horas de aula, onde o professor passou vários slides e falou, e falou e falou. Tudo muito teórico e superficial. A apostila de um zilhão de folhas que recebemos não serviu pra nada, e como é um trambolho enorme, hoje a deixamos no Hostel. Então hoje ele falou mais um pouco, por volta de uma hora, e fez um break. Depois do break teríamos exercícios, e imaginamos que receberíamos os exercícios em folhas separadas, como recebemos nas aulas ontem. Mas aí o cara começa a fazer todos os exercícios das folhas da apostila (que estava no Hostel), e o pior, como se já tivéssemos estudado tudo! Duas horas de tortura, correndo pra copiar tudo e tentar entender, porque ele tava falando de “in the test is like this, and in the test is like that”, e a ficha caiu que vamos ter uma prova daquelas! O curso é uma matéria de semestre condensada em três semanas!
Aí vem a parte que não foi nada engraçada. Como ele fez todos os exercícios com uma hora de folga, corremos no Hostel de volta pra pegar o ‘bloody file’. E como esse trambolho é ruim de carregar... putz!  Nem cabe na mochila pra cooperar! Então voltamos direto para o refeitório e comemos correndo, pra não perder a aula de exercícios da tarde, onde faríamos tudo por conta própria.
Para o almoço recebemos esses tickets que nos dão direito a gastar cinco euros com a refeição. O refeitório é tipo um RU, só que claro, nos padrões alemães. Tem diferentes tipos de buffets, com preços e comidas diferentes, e vários andares com cardápios variados! Põe nosso RU num nível abaixo do chinelo. Então hoje eu descobri que com o ticket de cinco euros eu consigo comer o prato do dia com acompanhamento, uma combuquinha de salada que é uma delicinha, uma garrafa de suco ou refrigerante, ambos de 500ml, E a sobremesa mais cara: pavê de limão! É demais! Aposto que a minha nutricionista vai ficar muito orgulhosa de mim, comendo bem assim!
Então fomos para a aula de ‘Tutorised exercises’, que basicamente é uma aula onde recebemos os exercícios e tem um professor cujo inglês é bem ruinzinho e tem a língua presa pra nos ajudar a resolver os exercícios. Essa aula durou até as 16hrs, e depois disso eu e o Karl voltamos ao Hostel para deixar o trambolho inconveniente lá junto com as coisas mais pesadas da mochila, e voltar à cidade pois ele queria comprar algumas coisas.
Fomos até essa loja, a MediaMarket, que só vende coisas eletrônicas, e quando saímos encontramos um cara do curso, e ele mostrou essa outra loja, num bequinho, que vende comida muito barata! Mas assim, muito barata mesmo! Aqui se paga um preço pelo suco, ou refrigerante, e mais 25cents pela garrafa. Se se devolve a garrafa, se pega os 25cents de volta. E os sucos eram mais baratos que a garrafa! Imagina agora os chocolates! Hmmm... Enfim, depois disso procuramos um guarda-chuva, porque carregar um casaco na mochila o tempo todo é meio inconveniente, e achamos um bem baratinho! Achamos uma no estilo BestBuy americana, muito boa, e depois fomos jantar na Sabrina.
Como ela já participou do Buddy-Program algumas vezes, ela sempre faz esse jantar para os Buddies dela. Eu não imaginaria que o lugar é tão longe, mas chegamos lá e a comida já estava pronta. Uma sopa com legumes que eu confesso que não estava muito boa, e batatas com carne que nossa, “Schmeked uns sehr gut” – uma delícia! Conversamos mais um pouco, tiramos algumas fotos, ela adorou o perfume que minha mãe mandou pra ela, e voltamos pro Hostel.
Bem, a idéia era estudar quando eu voltasse, mas não sei por que, bateu uma saudade fora do comum. Peguei o computador do Bruno emprestado, porque a placa de som do meu não está funcionando no Skype por nada, e fui ligar pra casa.
Liguei pra casa, falei com meu pai =), não consegui ligar pra minha mãe e falei com minha namoradinha linda por um tempo. Não deu pra falar tanto quanto eu queria, por motivos diversos, mas vê-la é bom demais.
Não vim pra cá pra ficar dormindo, e até cheguei a cogitar a possibilidade de deixar de escrever aqui todo dia pra dar tempo de fazer mais coisa, mas o blog faz parte da viagem, e eu posso ter meia hora a menos de sono pra contar como as coisas estão indo aqui. Hoje descobrimos um café ao lado da Universidade ao estilo Starbucks, e apesar de eu não gostar nada de café, tomar um copo não faz mal pra ficar acordado.


Ontem eu também falei com meu primo na Inglaterra, e agora só falta comprar a passagem pra lá. E amanhã eu vou descobrir como lava roupa. Minhas camisas, cuecas e meias estão acabando. “/ Mas o bom é que parece que se entregar aqui na recepção aqui do Hostel, eles lavam tudo pra gente por 3,50 euros! =)
Quando juntar mais fotos, descarrego tudo aqui e atualizo os posts com elas.
Rezem por mim! =)

03 agosto 2010

Primeiro dia de aulas

Em Aachen, o segredo é se levar casaco. Sempre!
Aqui não dá pra se acordar atrasado. Dividindo o quarto com mais 3 caras, não tem como! O indiano vai dormir umas 9 horas então acorda incrivelmente cedo, e os outros dois fazem tanto barulho que não tem como ficar dormindo demais.
Então o dia começou como qualquer outro, café da manhã, se arruma e vamos sair! A moça da faculdade que “cuida” da gente – não é uma Buddy Friend – vinha buscar a gente, e cadê que ela chegava? Como não tava aqui, fomos por conta própria! Quase que não pegamos o ônibus, tivemos que literalmente correr! E como tava meio friozinho, levei o casaco.
A primeira aula foi sobre combustíveis, mas aquele papo que a gente escuta em qualquer aula de geografia do ensino médio, que se deve procurar combustíveis alternativos, esse tipo de coisa. Só que assim, recebemos um fichário com um mundo de folhas, e elas ainda estão separadas por aula! É um trabalho chato pra caramba de carregar. E o professor, ainda não contente, resolve que o conteúdo tá desatualizado, então recebemos mais umas 30 folhas pra incomodar tudo ainda mais. Fora os DOIS livros extras, E o bloco de notas. Pensa num fichário que não fecha e tem um monte de folhas caindo... mas tudo bem, eu me viro pra levar de volta.
O almoço foi muito bom. Almoçamos num restaurante tipo universitário, e a comida era MUITO boa! E foi muito engraçado! Tem esse cara aqui, o Waleed, ele é jordaniano, e muito gente boa mesmo. Aí tem um outro, que eu nem sei o nome, egípcio, que o cara é MUITO chato! Resmunga de tudo o tempo todo, incomoda os professores... enfim, é incoveniente ao infinito! Aí ficou eu e o Bruno ensinando o Waleed a falar besteira e ele nos ensinando a xingar o egípcio, já que os dois falam árabe. Aí o Bruno soltou umas merdas lá pro cara, e ele começou a gargalhar no meio da rua, achando o máximo! Depois disso começamos a ensinar todo mundo coisas básicas em português, como “oi, tudo bem?”, e essas coisas básicas. Certeza que no final do curso todo mundo vai estar falando português.
Depois, aula de alemão. A professora é uma velhinha muito boazinha, adorei ela! No começo da aula ela viu que eu sabia falar mais que os outros, então mandou todo mundo fazer um exercício em duplas e me chamou pra conversar com ela. Conversamos por volta de uma hora e ela deu um intervalo de 15 minutos. O Karl, o sul-africano, é filho de alemães, então o alemão dele é perfeito. Logo, ele não foi pra aula, e descobriu como entrar na internet com o nosso login e senha pela conexão da faculdade! Então na segunda parte da aula de alemão inteira, praticamente, fiquei na internet. E DE GRAÇA! Conversei muito com meus pais, com a Clarinha, vi o Samuel e no fim da aula o Matheus chegou lá. Isso era por volta do meio dia, no Brasil.
À noite a gente teve uma palestra com um dos caras fodões da universidade aqui, e foi quase que igualzinho a aula de de manhã, alguns slides tinham as mesmas figuras. Um saco! E quando a gente foi voltar pro Hostel – 8 horas da noite, mas com sol – tava chovendo! E muito! O esquema bom em Aachen, e ter um casaco consigo o tempo todo. É só colocar o casaco por cima da mochila que todos os seus problemas se resolvem! Depois coloca o casaco pra secar pendurado, e tcharaaam! Acorda sequinho, e a mochila (e tudo que tá lá dentro) continua seca.
Aí eu cheguei, tomei banho, me arrumei, estudei, por que a vida por aqui não vai ser fácil, e fui dormir, por que amanhã o ônibus pra faculdade sai 8 e 12. 

01 agosto 2010

01.08

                Hoje eu acordei mais cedo que todo mundo, as sete e meia, pra pegar a missa das nove, porque tinha que estar de volta as 10 e meia para ir na excursão pela cidade com o povo da universidade.
                Acordei, tomei café, me arrumei e tudo, mas quando fui sair perguntei à moça da recepção, e ela me indicou um caminho totalmente diferente do que eu iria fazer. Bem, aconteceu que eu me perdi, e quando cheguei na parada de ônibus, ele já tinha passado. Ia demorar 25 minutos pra outro passar. Então voltei pro Hostel pra dormir, porque não tem jeito MESMO de ir pra cidade a pé. “/
                Voltei, dormi e saímos com os coordenadores do curso. Conhecemos os prédios todos da faculdade, e onde teremos aula também, mas não entramos em nenhum, porque estavam todos fechados por ser domingo. Andamos um pouco pela cidade também, conhecendo os prédios mais importantes da cidade – a catedral é MUUUITO bonita! =) Pena que acabou a bateria da câmera, então vou ficar devendo as fotos da cidade. Ainda vamos andar muito por aqui, então prometo tirar fotos depois! =)
                Almoçamos num restaurante bonzinho, nada demais, e voltamos pro Hostel, porque está tudo fechado! Alguns não estavam nem querendo sair a noite, então no McDonald’s – que tem em qualquer buraco do mundo – com o brasileiro aqui, pra comer. Ninguém quis vir com a gente.
                É. Meu dia hoje foi sem graça. “/